segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A omissão da Presidente Dilma no escândalo do Mensalão


O Partido dos Trabalhadores governa o Brasil há 11 anos. Depois da luta pela democracia - onde o partido participou ativamente - e três derrotas para, enfim, galgar a Presidência e chegar ao poder. Durante esses anos é inegável que tivemos muitas conquistas, sobretudo no campo social. No entanto, não há como dissociar o Mensalão da sigla que tem como símbolo a estrela vermelha.

O Mensalão foi um escândalo que agia de seguinte forma: membros da mais alta esfera do PT e do Governo Lula desviavam recursos a fim de pagar a parlamentares para que votassem no Congresso Nacional de acordo com seus interesses. 

Para que a execução das prisões dos mensaleiros acontecessem, como vimos no último 15 de novembro, ocorreram investigações que duraram anos. E foram julgados e condenados pela mais alta corte da Justiça Brasileira: o Superior Tribunal Federal (STF). Vale aqui uma informação: para que um ministro ingresse no STF não existe concurso público. Equivocadamente, para se chegar ao STF não há outro jeito que não a indicação do Presidente da República. Nesse contexto, é importante dizer que os mensaleiros foram condenados por um corpo de onze ministros. Desses onze, sete foram indicações de Lula ou Dilma. Dizer que o aconteceu foi um julgamento político é a pior justificativa possível para a sociedade brasileira.

Todo e qualquer partido está sujeito a ter pessoas desonestas. Entretanto, o que não é admissível é que o PT continue defendendo corruptos. Ao invés de expulsar essas pessoas do PT, respondendo positivamente aos anseios do povo brasileiro, o Partido dos Trabalhadores se solidariza com eles. O que esse gesto transmite é que, para a sigla que governa o Brasil, o Mensalão não foi nada demais. Talvez, ainda, as pessoas que foram presas saibam demais. Outro ponto que nos leva a tirar essas conclusões é o fato de Dilma, no início de seu mandato, ter nomeado José Dirceu como seu ministro. Dirceu é apontado como um dos principais articuladores do Mensalão e, a época das denúncias, foi prontamente afastado pelo então Presidente Lula. Dilma, ignorando um processo já avançado, entregou para ele um ministério.

É inconcebível que, em meio a esse escândalo, onde pessoas que militaram politicamente com a Presidente Dilma são presas, onde colegas da chefe do executivo federal foram condenados por corrupção, formação de quadrilha, entre outros, ela se omita. O Brasil quer e precisa ouvir Dilma sobre esse tema. Pela história do PT e em respeito aos milhões de votos, é fundamental que Dilma não se furte de dar um feedback a sociedade brasileira.

Arnaldo Lage