segunda-feira, 14 de julho de 2014

Imparcialidade é ser responsável ao informar


Frequentemente ouço afirmações de que os blogs que abordam política não são imparciais. Questiono-me de onde surgiu a concepção de que teriam a obrigatoriedade de agir com imparcialidade, uma vez que a própria origem da ferramenta remete a um espaço opinativo. Aliás, pessoalmente eu sequer acredito que exista efetivamente a imparcialidade, sob qualquer esfera da vida, uma vez que nós seres humanos absorvemos valores que nos norteiam e auxiliam em qualquer decisão. E esses valores diferem de pessoa para pessoa.

Os meios de comunicação, sobretudo os blogs - que nasceram para possibilitar o confronto das mais variadas opiniões - não necessitam ser imparciais. O que eles precisam ter é o que chamamos de responsabilidade na informação, que nada mais é que a publicação com ética e seriedade, não permitindo que as suas escolhas políticas os ceguem a ponto de transbordar os limites da boa fé e da Justiça.

Não precisa uma análise profunda para constatar que não existe isenção verdadeira dentro do próprio jornalismo. Na área policial, por exemplo, os canais de informações emitem julgamentos dos criminosos e, evidente, protegem as vítimas. Isso é certíssimo, no entanto, se fosse pra transmitir as informações de uma forma completamente imparcial, elas não deveriam acompanhar nada além da notícia nua e crua, deixando toda e qualquer análise por parte do leitor.

O blog Araripina em Rede mantém seu compromisso com a responsabilidade no ofício de  informar. Temos, sim, nossas preferências políticas e elas são claras. Mas jamais deixaremos com que elas nos desviem do caminho que sempre seguimos, permeado de respeito ao próximo.

Por Arnaldo Mascarenhas Arraes Lage